segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Dia do Professor


O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro porque nessa data, no ano de 1827, D. Pedro I propôs a criação das escolas primárias no Brasil. O documento tornou-se oficial em 15 de outubro de 1933, numa celebração realizada no Instituto de Educação do Rio de Janeiro.A data comemorativa, no entanto, só foi oficializada com o decreto 52.682, de 1963.

Nós professores, sabemos que as homenagens mais significativas não acontecem no Dia do Professor, em momento de festa ou no recebimento de presentes.
As homenagens que demonstram o valor de nossa profissão estão no sorriso dos alunos quando nos recebem para a aula, quando, em algum lugar público um ex-aluno nos reconhece e faz questão de nos abraçar (mesmo que não tenhamos a lembrança de seu nome). Quando vemos nossos alunos transformados em homens de bem, quando em aula um deles diz: " lembrei-me de você professor" ao ler, ouvir, ver algo de que tenhamos comentado...
Quando recebemos o bilhetinho com frases de carinho, do aluno que no inicio do ano mal sabia pegar no lápis. Quando aflitos, com medo, angustiados , aos prantos nos abraçam com a certeza de encontrarem nestes braços o conforto para a dor momentânea . Ou ainda, vem ao nosso encontro para divir as alegrias de suas connquistas.

Enfim, a homenagem está nos simples gestos do dia a dia. Na percepção de tarefa cumprida, ou melhor, bem cumprida.

Fiquem com o meu abraço, pois prá mim, todos vocês, amigos professores têm muito valor!

Que Deus os abençoe e os ilumine para que estejam fortalecidos ao transitarem pelos momentos aflitivos que nossa profissão também exige.

Com carinho,
Maria Angela