quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Inicio do ano – Momento de conhecer os alunos II

Além do conhecimento das aprendizagens dos alunos, é preciso conhecer quem são como pessoas. O que pensam, seus sonhos, seus interesses, seu potencial “extra curricular” a fim de tornar os conteúdos programados significativos para os alunos e as aulas atinjam os objetivos e vençam a indisciplina.
Na Revista Nova Escola de dezembro de 2008, Juan Casassus, filósofo e sociólogo chileno, fala da necessidade do professor estar atento ao ambiente emocional que se cria nas aulas para a aprendizagem.
Sobre os alunos:
...”O sujeito da Educação deve deixar de ser encarado como puramente racional. Ele é um indivíduo que se divide em três partes: razão, emoção e corpo. Essa forma diferente de pensar muda completamente a maneira de ensinar, que até agora tem sido condutivista - ou seja, baseada na idéia de estímulo resposta: a crença de que bastava o professor explicar a matéria para que todos aprendessem. Isso fracassou e o que se observa, em geral, é uma desmotivação fenomenal nas crianças. É preciso pôr ênfase em outros aspectos. O principal deles é o que chamo de conectividade - competência que o professor tem para escutar o aluno, aceitá-lo sem preconceito e vê-lo como um ser humano.”
Sobre os conteúdos:
...”A mudança principal não é no "que" ensinar, é no "como". É saber que o interesse dos estudantes está relacionado às suas condições de vida e que se pode explicar qualquer matéria adaptando-a a essa lógica. É preciso estar preparado para situações inesperadas, encontrando soluções inéditas e criativas em vez de recorrer sempre ao mesmo jeito de ensinar.” (Fonte: O clima emocional é essencial para haver aprendizagem – Revista Nova Escola - edição 218 - dez/2008 (http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0218/aberto/clima-emocional-essencial-haver-aprendizagem-404452.shtml).)
Conhecer quem é o aluno auxilia o professor nos desafios que promove em aula, para que o aluno seja protagonista de suas experiências de aprendizagem e não mero repetidor de tarefas.

Sugestões de atividades para conhecer os alunos:

Entrevista coletiva:
Em pequenos grupos os alunos formulam as perguntas que serão usadas na entrevista.
As perguntas são trocadas e os grupos devem respondê-las por escrito.
Ao final, comenta-se perguntas e respostas a fim de que todos saibam o que se passa nos grupos.
O professor recolhe o material escrito para suas anotações pessoais sobre o grupo.

Entrevista Ping pong :

O professor organiza um questionário para que os alunos respondam por escrito ou verbalmente como um “ping pong” – rápido e objetivo. Um aluno pode ser o assistente para anotar no quadro as respostas. Depois, o grupo avalia as resposta e “desenha” o perfil da turma com o professor.


“Curtômetro”:

Os alunos preencherão o quadro daquilo que gostam ou não:

Bom início de ano letivo,

Um abraço

Maria Angela

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Inicio do ano – Momento de conhecer os alunos I

O período inicial do ano letivo é -para alguns professores e alunos- o momento de se conhecer mutuamente. Para o professor, em especial, trata-se de descobrir o que os alunos sabem ou como aprenderam determinados conceitos. Trata-se de organizar atividades que propiciem conhecer, entre outros, como é a produção escrita dos alunos, a compreensão do vocabulário especifico da área de estudos (linguagem científica), a oralidade, o raciocínio lógico, a organização de pensamento, a socialização... enfim. Independente da série ou matéria com a qual o professor irá trabalhar, estas são as habilidades / competências necessárias na vida dos alunos. Assim, estão presentes em todas as áreas e nas diversas fases do desenvolvimento.
Em muitas escolas, este período é conhecido como período de diagnóstico. Apesar da importância do momento para o planejamento das aulas, muitas vezes torna-se um período de avaliações. Provas surpresas, que em vez de contribuir com o professor para (re)conhecer a aprendizagem dos alunos, além de não ajudarem na a organização didático-pedagógica das aulas, camufla os resultados, causando medo, angústia, ansiedade ou insegurança em muitos dos alunos.

O que fazer com os resultados:

Retomemos ao significado de Diagnóstico – análise, avaliação, reconhecimento. Conhecimento (efetivo ou em confirmação) sobre algo, ao momento do seu exame; ou descrição minuciosa de algo, feita pelo examinador, classificador ou pesquisador. Um médico só determina a medicação a ser prescrita. Para o professor é mais ou menos a mesma coisa. A diagnose o levará a identificar, entre outros, que atividades podem ser propostas de modo a garantir aprendizagem significativa aos alunos.
Não se trata de simplesmente saber se os alunos escrevem bem ou não, se articulam bem as idéias ou não, se sabem sobre os assuntos ou não, se falam corretamente ou não. Mas, de como escrevem, como falam, como pensam, o que sabem, como aprenderam certos conceitos. Os dados coletados serão a base da programação do ano letivo. Detectados os pontos fortes e fracos dos alunos, planejar as aulas de modo a melhorar, aperfeiçoar, treinar, avançar. Fazer registros do desempenho dos alunos é garantir ao professor (e também ao aluno) a memória da qualidade das produções no início e compará-las com o que será desenvolvido ao longo do ano letivo.

Sugestões de atividades para o Período Diagnóstico:

.Debate:

Objetivo da atividade:
- Diagnosticar habilidades tais como:
- compreensão do que se lê,
- organização do pensamento ao expor as idéias,
- riqueza de vocabulário e uso correto do mesmo,
- expressão oral das idéias,
- respeito às ideias dos colegas e o momento de falar,
- poder de argumentação e raciocínio lógico,
- conhecimentos sobre o assunto em pauta,

Observação: cuidado para que a discussão não fique apenas entre alguns alunos, afinal o objetivo é ouvir a grande parte do grupo, se não todos. Não há censura para as respostas/ colocações dos alunos; para conhecer o grupo vale deixar as ideias surgirem, apenas mediando para que o assunto não tome outro caminho e garantindo os objetivos da atividade.

Material: um artigo de jornal ou revista sobre algum assunto que está em voga ou com alguma ligação mais direta com a matéria. Lembre-se: não perca de vista a interdissiplinariedade, a globalização do conhecimento, assim, todos os assuntos são valiosos para esta atividade. Obviamente se optar por um tema mais próximo da sua área de especialização, poderá ampliar os objetivos da atividade. (veja exemplos / sugestões no quadro I)

Desenvolvimento: a leitura do texto, abertura para debate

Duração: uma aula

Avaliação : registre a participação dos alunos de acordo com os objetivos propostos. É possível usar códigos que represente a qualidade da participação ( S = satisfatório F = fraco B = bom, etc)

(quadro I - Clique na imagem para visualizar)

No site da revista “Ciência Hoje” pode-se encontrar artigos muito interessantes para debater com as turmas: http://cienciahoje.uol.com.br/ (tem um link especifico para crianças ).


Produção escrita:

Objetivo da atividade:
- Diagnosticar habilidades tais como:
· organização do pensamento na escrita
· riqueza de vocabulário e uso correto do mesmo
· caligrafia
· ortografia
· coerência e coesão textual
· poder de argumentação e raciocínio lógico
· conhecimentos sobre o assunto em pauta

Propostas de atividades:

A- Escolha um dos temas abaixo e escreva em até dois parágrafos sobre o assunto:
§ Aquecimento global;
§ Nanotecnologia;
§ Astronomia;
§ Células tronco;
§ Reforma ortográfica;
§ Presidência dos Estados Unidos;
§ Outros.

B- Que solução você daria para estes problemas? Escolha um deles e escreva em até dois parágrafos:
- os problemas de transporte coletivo no meu bairro;
- crianças e jovens que se drogam no centro das grandes cidades;
- qualidade da educação no país;
- alagamento nas cidades;
- outros.

C - Dê sua opinião sobre um destes temas. Escreva em até dois parágrafos:
° animais que são abandonados pelas ruas;
° vestibular;
° reforma ortográfica;
° Brasil sediar a copa do mundo;
° programas infantis na TV;
° gravidez na adolescência;
° usar mochila de rodinhas na escola;
° merenda escolar,
° outros.

Material: folhas avulsas para a produção do texto que será recolhido pelo professor

Duração: uma aula

Avaliação: registre a qualidade do desempenho dos alunos de acordo com os objetivos propostos.

Variações: os temas sugeridos para a produção escrita podem gerar material para debate. O debate feito com base nas matérias de jornais podem ser os temas para a produção escrita, e assim por diante. O importante é não deixar de propor atividades que garantam as duas competências: oralidade e escrita.



Um abraço,
Maria Angela
.


quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Organize a agenda para iniciar o ano letivo

Antes que o período letivo comece, professores, coordenadores e direção já estão a postos, preparando a escola para a chegada dos alunos. É nesse momento que se organizam as agendas para as chamadas “ saídas pedagógicas”.
Selecionei alguns lugares que considero especiais. Proponho que na semana de planejamento a equipe pedagógica da escola e o corpo docente vá “passear” nestes lugares e elaborem juntos possibilidades de projetos interdisciplinares.
Caso decidam por não levar os alunos, pelo menos agregaram valor à sua formação cultural, tão necessária para o exercício da profissão.

- Museu do Escuro
Localizado em Campinas, à 100 km de São Paulo, o Museu do Escuro ou Museu do Diálogo é uma alternativa inédita para que crianças, jovens e adultos possam exercitar todos os sentidos, exceto a visão. E ainda, a confiança e o relacionamento entre as pessoas.
Na entrada do Museu, o visitante recebe uma bengala e é guiado por um deficiente visual. Estimula-se o tato, olfato, mas, sobretudo a audição: “o Diálogo no nome deste Museu refere-se à escuta e à fala atenta, que todo o tempo nos orienta e nos faz existir dentro da absoluta escuridão. Sem diálogo cuidadoso, empenhado, nós nos perdemos, nós não existimos, é essa uma das lições deste maravilhoso Museu onde o que há não é para ser visto” (http://paraserzen.blogspirit.com/agenda/).
Visitar este Museu pode render interessantes projetos na área das relações interpessoais – discriminação, preconceito, aceitação do outro, formação de equipe de trabalho, entre outros.

Para saber mais:
http://www.dialogonoescuro.blogspot.com/
Shopping Galeria, Rodovia D. Pedro I km 131,5 - Campinas (SP)
Fone (19) 3207-0608
Visitas: de terça à sexta das 9h às 17h30; sábados e domingos das 12h às 20h15.
A duração do tour varia de acordo com a faixa etária do grupo.

- Conhecendo o Palácio do Governo do Estado de São Paulo:
O Palácio dos Bandeirantes não é apenas a sede oficial do governo do Estado e moradia do Governador. É um local cheio de história e obras de arte: Tarsila do Amaral, Tomie Othake, Maria Bonomi, Cândido Portinari, Djanira, Di Cavalcanti, entre outros.
Palácio do Horto - residência de veraneio do Governador, aberta desde maio de 2008 à visitação . Sua localização é privilegiada, praticamente no coração da maior floresta nativa urbana do mundo: O Parque Estadual da Cantareira. Além das obras de arte e a história da construção, é possível fazer um estudo da fauna da região, que abriga diversas espécies de animais, como macaco, tucano, capivara, gambá, socó, garça, tico-tico, serelepe e martim pescador, que por ali passeiam livremente. E nos jardins do Palácio do Horto, encontram-se preservadas 90% de árvores nativas, como pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro e jatobá, eucalipto, pinheiro-do-brejo e outras.
Além das visitas guiadas, o Palácio do Horto ainda oferece oficinas e exposições de arte.

Palácio dos Bandeirantes:
Avenida Morumbi, 4.500 - Portão 2.- Morumbi - São Paulo -SP
Informações: (11)2193-8282 - Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Visitas: de terça à sexta-feira, das 10 às 17 horas sempre em horas cheias.
Sábados, domingos e feriados, das 11, às 16h, sempre em horas cheias .
Todas as visitas são acompanhadas por educadores.
Entrada franca.

Palácio do Horto:
Rua do Horto, 931Bairro: Horto Florestal – São Paulo – SP
Informações: (011) 2193-8282 - Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Visitas orientadas: Sábados, domingos e feriados: das 10h às 15h - de hora em hora, grupos de 20 pessoas4ª, 5ª e 6ª feiras : 10h e 14h

Para saber mais: www.acervo.sp.gov.br

- Descubra a Orquestra
A Orquestra Sinfônica do Estado De São Paulo – OSESP - vem desenvolvendo projetos educacionais de formação de professores e de público. O Programa Descubra a Orquestra oferece ao professor e seus alunos um Concerto Didático, com apresentações preparadas especialmente para o público estudantil e definidas de acordo com a faixa etária dos alunos que assistirão ao espetáculo.
OBS: As inscrições para este programa acontecem de 16 a 20 de fevereiro/09.

Especialmente ao professor, a OSESP oferece um curso de formação para quem tem conhecimento musical ou não, com objetivo de fornecer subsídios teórico-práticos para a realização de atividades musicais nas escolas. O curso é organizado em três aulas presenciais (aos sábados) e mais 30 horas de educação à distância via internet .

Para saber mais:
www.osesp.art.br/educacionais
Núcleo de Educação Musical
Fone: 11- 3367 9572 educacionais@osesp.art.br
Sala São Paulo Praça Júlio Prestes, s/nº - Luz - São Paulo -SP

- Vivenciando o Patrimônio
A Sala de São Paulo é a “casa” da Orquestra Sinfônica do Estado. Assim, além dos programas educacionais dirigidos à música propriamente dita, a fundação oferece um programa dedicado ao conhecimento histórico e preservação do patrimônio do estado – Vivenciando o Patrimônio.
O programa de visitação aborda a história do edifício, bem como sua importância como patrimônio histórico e marco da cidade. Explica o projeto de construção e a acústica da Sala São Paulo, além de detalhes sobre o funcionamento da sala de concertos.

Para saber mais:
www.osesp.art.br/educacionais
Núcleo de Educação PatrimonialFones: 11- 3367 9573 e 3367 9574
salasp-monitoria@osesp.art.br
Sala São Paulo - Praça Júlio Prestes, s/nº - Luz - São Paulo -SP

Um abraço,
Maria Angela
.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O Ano Novo e as Novidades!

No final deste mês iniciaremos um novo ano letivo, que vem sendo programado desde o último semestre de 2008.
Para aqueles que trabalham nas escolas públicas dos municípios, certamente novidades virão em breve, graças à chegada de novos secretários da educação, que foram empossados ontem em todo o País. Na cidade do Rio de janeiro, por exemplo, o prefeito Eduardo Paes já anunciou a mudança no sistema de avaliação-aprovação dos alunos da rede municipal de ensino. Pretende-se que a aprovação automática seja extinta, cabendo à secretaria de educação apresentar um novo projeto (o Decreto 28.878, de 17/12/2007, foi revogado nesta quinta-feira 01/01/2009 conforme o Diário Oficial daquele município).
Independente da instituição, privada ou pública, um ano nunca é idêntico ao outro. Há sempre um professor, um funcionário ou um aluno que acaba de chegar à escola e precisam ser acolhidos por todos. Surgem novos temas para projetos e novos desafios, de acordo com as dificuldades de aprendizagem dos alunos e/ou propostas de ordem pedagógica-administrativa.
Acredito que o maior desafio que todos nós iremos enfrentar no início deste ano é a adequação às novas regras ortográficas, que estão em vigor desde ontem, 01/01/2009.
Como os livros ainda não estarão atualizados, ter as regras em mãos e “atualizar” a escrita dos mesmos junto com os alunos pode render um exercício interessante e significativo para todos -alunos e professores .
Segue um quadro com o resumo das regras. A sugestão é que os exemplos sejam construídos com os alunos. Clique na imagem para vê-la ampliada.

A nova ortografia – O que muda?


Para aprofundar este tema:
"Escrevendo Pela Nova Ortografia" Autor: Instituto Antônio Houaiss e
José Carlos de Azeredo (Coordenação e assistência
técnica) Editora:Publifolha



Feliz 2009 para todos!
Um abraço,
Maria Angela