quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Usando adequadamente fontes de pesquisa

A internet cumpre seu papel na democratização do conhecimento a medida que armazena e disponibiliza  várias fontes para pesquisas de artigos , dissertações, teses e outros.
Socializa, de modo virtual, a produção de conhecimento cientifico.
No entanto, muitas vezes temos dificuldade em acessar todo esse cabedal de conhecimento. Pensando nisso a aluna do sétimo período do curso de Pedagogia da PUC Minas - campus Poços de Caldas - Bruna Freitas Rossini , elaborou um roteiro simples e muito prático para facilitar as pesquisas no SCIELO e no portal da AMPED. Com sua permissão adaptamos para este blog:

I- PASSO-A-PASSO PARA PESQUISAR ARTIGOS NO SITE DO SCIELO


1. Entrar no site : http://www.sielo.br/  - note que a página inicial está em Inglês;
1.2 No lado esquerdo da tela, clique em português para visualizá-la nesta língua;



2. Para iniciar pesquisa nos artigos disponíveis na base de dados, clique em "PESQUISA DE ARTIGOS";


2.1.Anote as palavras chave do tema que deseja pesquisar na coluna PESQUISAR.
Como exemplo, vamos pesquisar as palavras chave “FORMAÇÃO DE PROFESSORES”.
2.2. Na coluna CAMPO, indique “TODOS OS ÍNDICES”;
2.3. Clique em PESQUISA na janela abaixo;

2.4. Em seguida aparecerá uma lista de títulos dos artigos que levam as palavras chave;
2.5. Selecione o artigo de seu interesse, clique em "RESUMO EM PORTUGUÊS"  para ter acesso as informações sobre o texto ou clique em "TEXTO EM PORTUGUÊS" para ter acesso ao texto completo;

2.6. À direita do texto, ao lado do títuo do artigo, você encontrará uma janela : "SERVIÇOS PERSONALIZADOS". Por exemplo:
      - clicando em  "TEXTO EM PDF" -  você terá acesso ao texto em PDF caso queira salvar o artigo ou imprimir uma cópia;

      - clicando em "COMO CITAR ESTE ARTIGO" - você terá os dados segundo a ABNT para fazer a citação do artigo em seu trabalho;

      - clicando em "ENVIAR ESTE ARTIGO POR EMAIL" - você encaminha o texto para quem desejar via email.


Observações: É possível refinar a pesquisa selecionando os seguintes campos:
PALAVRAS DO TÍTULO, AUTOR,ASSUNTO, ANO DE PUBLICAÇÃO...
Aparecerão todos os artigos disponíveis na base de dados que contém a expressão "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" , neste caso.

II - PASSO-A-PASSO PARA PESQUISAR ARTIGOS NO SITE DA AMPED



1. Entrar no site : http://www.anped.org.br/
1.1 Esta é a pagina inicial - clique no logo da ANPED para entrar no site;













2. Clique em "REUNIÕES ANUAIS" ( coluna à esquerda);

 











2.1 Escolha a reunião que desejar ;


Selecionamos, como exemplo, a  32ª Reunião Anual.
Ao clicar para abrir,  surgirá uma nova janela (para cada reunião anual, uma nova janela com visual diferente);


2.2 Clique em "TRABALHOS";













3. Escolha o grupo de trabalho que desejar.
Neste caso selecionamos "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"















3.1 Uma nova janela se abrirá com todos os títulos disponíveis. Observe duas colunas "RES" e "INT" - trata-se do resumo do trabalho ou o texto na integra em PDF disponível para impressão ou salvar cópia. Basta clicar para acessar o texto desejado.



 



 








Para cada reunião a ser examinada, basta voltar ao inicio do site e proceder da mesma maneira.

Boa pesquisa!


Um abraço,
Maria Angela
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Este material foi criado por :
Bruna Freitas Rossi Querubini - Pedagogia - PUC Minas - set/ 2010  e adaptado para este blog. Cópias estão disponíveis desde que citadas a fonte/ créditos.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Instituto Rodrigo Mendes lança livro

Em 2002, quando ainda morava  na cidade de São Paulo, trabalhei como voluntária no Instituto Rodrigo Mendes. Aprendi muito sobre inclusão. Descobri que eu era importante por poder virar a página de um livro para alguém que pintava com a cabeça e era capaz de falar inglês, francês e espanhol.
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No ano passado, o Instituto organizou O Seminário Internacional de Artes Visuais na Educação Contemporânea que discutiu os programas educacionais que valorizam os processos de ensino e aprendizagem no campo das artes visuais e suas implicações com a inclusão. Este ano, abre a exposição anual com o lançamento de um livro sobre educação inclusiva além de oficinas e palestras.

"O Instituto Rodrigo Mendes tem como missão colaborar para a construção de uma sociedade inclusiva por meio da arte e da educação. Desde 1997, realiza uma mostra anual sobre o processo criativo e a produção artística dos alunos do Programa Singular – iniciativa de educação não formal que oferece cursos de artes visuais para públicos heterogêneos. A edição 2010, intitulada “Registros”, apresentará ao público as metodologias e práticas que regem o programa.
A agenda do evento contemplará o lançamento do livro “Artes Visuais na Educação Inclusiva”, oficinas de formação para educadores e uma palestra sobre os conteúdos da exposição. O objetivo é contribuir para o estabelecimento de reflexões inspiradoras sobre arte, educação e inclusão."
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Direção Geral: Rodrigo Hübner Mendes. Curadoria: José Cavalhero, Aline van Langendonck, Selma Maria, Ynaiá Barros. Cenografia: Pedro Mendes da Rocha.
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Local: Centro Cultural São Paulo
Av. Vergueiro, 1000 – Espaço Missão.
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Coquetel de Lançamento do Livro
Dia 28/09 às 19h
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Visitação
De 25/09 a 09/10. Terça a sábado das 11h às 17h

Oficinas: Artes Visuais na Educação Inclusiva
Dia 25/09 das 10h às 12h e das 13h às 15h
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Palestra: Artes Visuais na Educação Inclusiva
Dia 01/10 das 10h30 às 13h30
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Inscrições Oficinas e Palestra (gratuitas)
De 01 a 22/09 via e-mail comunicacao@institutorodrigomendes.org.br
Vagas Limitadas
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Participe!
Um abraço,
Maria Angela

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dia do Profissional de Educação Física

No dia 01 de setembro de 1998 foi promulgada a Lei nº 9696 que regulamentou a profissão no Brasil.

"A Educação Física tem como missão maior a promoção da saúde e qualidade de vida de nossa sociedade, através da orientação e condução para a prática sistemática de atividades físicas e desportivas em todas as fases da vida, promovendo um estilo de vida ativo em contraponto ao sedentarismo dominante em nossa sociedade." Roberto Saad -(Diretor do Curso de Educação Física da Unifran)


Aos amigos da Educação Física, nosso carinho e respeito.
Parabéns!
Um abraço,
Maria Angela

"Adoro Odiar Meu Professor"

O título acima pode não ser  nada convidativo, muito pelo contrário. Mas, sem dúvidas suscita curiosidade.

Trata-se da obra do professor Antonio Zuin "Adoro Odiar Meu Professor - o aluno entre a ironia e o sarcasmo pedagógico".

Munido de uma expetacular narrativa, Zuin extrapola as dimensões de tempo e espaço e coloca na mesma mesa de discussão e debate Sócrates, Platão, Russeau, Galileu , Freud, Nietzsche e outros pensadores. O ponto chave desta discussão é a relação professor-aluno. Mais do que isso, trata das relações hierarquizadas mediadas pelo poder do conhecimento.

Esta "mesa de discussão" acontece em três capítulos que vão se desenrolando a partir da exposição dos elementos do método socrático - ironia, refutação e maiêutica - até o uso das tecnologias da comunicação.

No capitulo inicial , o autor esclarece os conceitos em torno da Paidéia Ironica de Sócrates, isto é, seus métodos educativos. Socrátes usava a ironia como forma de desenvolver o pensamento de seus dicipulos. A ironia é uma estratégia de contra argumentação a partir do questionamento da verdade embutida em determinados conceitos. A medida em que não aceita a argumentação,  Socrátes contra argumenta  levando-o a reconhecer sua própria ignorância (refutação) e buscar reorganizar sua argumentação a partir dos conhecimentos que já lhe são inerentes (maiêutica).

Nos capítulos seguintes, Zuim expõe como a ironia transformou-se em sarcasmo nas relações professor-aluno, a substituição dos castigos físicos por punições psicológicas e suas consequencias . Discute-se aqui, as incoerências entre o que o discurso do professor e seu  comportamento. Os valores que prega e o uso que faz dos mesmos.

Em verdade, o professor Antonio Zuim nos propõe uma reflexão : Como tratamos o outro? Que mensagem compõe a nossa fala, o nosso gestual, que permite ao outro um salto qualitativo em seu desenvolvimento -social, emocional, cognitivo- ou  leva a desqualificar, humilhar o outro? Enquanto educadores, que uso fazemos da didática e que didática é esta que leva ao desencadeamento de uma relação de hostilidade entre professor e aluno?

No ultimo capitulo, o autor apresenta o  uso da informática , mais especificamente a ferramenta Orkut, como espaço para alunos ressentidos extravasarem a violência que sofrem no ambiente escolar.

..." se os mestres se tornam modelos de conduta por vários tipos de processos de identificação, nos dias atuais parece prevalecer a chamada identificação com o agressor. Mas há uma diferença decisiva em comparação com períodos que antecedem a revolução microeletronica. Anteriormente a essa revolução, o aluno teria de esperar pacientemente até se tornar professor para poder desforrar-se   da dor e das humilhações que tivera de suportar tacitamente nas salas de aula.Ou então, aguardar pelo menos um ano para, na condição de veterano, sadicamente admoestar seus calouros nos trotes. Já nos dias de hoje o mesmo aluno pode criar uma comunidade virtual que amalgama seus protestos e homenagens a seus mestres com as respectivas representações aversivas e afetuosas de outros alunos". (p.111)

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Adoro odiar meu professor - o aluno entre as ironias e o sarcasmo pedagógico 
Antonio A.S. Zuin - Campinas - Autores Associados, 2008

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Boa leitura!
 Um abraço,
Maria Angela