SUGESTÃO DE LEITURA

- " Como as crianças veem a cidade" - Arno Vogel (org.)- Ed. Pallas.

Pesquisa realizada com crianças de escolas publicas e privadas na cidade do Rio de janeiro, relata como as crianças veem os problemas da vida em sociedade a partir do recorte da própria organização da cidade.

( veja post de 19/10/09)
- " Um Affair Freudiano - escritos de Freud sobre a cocaína"

Oscar Cesarotto - Ed. Iluminuras

No final do século XIX, ainda no inicio de sua carreira, o jovem médico Sigmund Freud fez diversos experimentos com a droga buscando suas possiveis prescrições médicas. Infelizmente, a cocaína extrapolou os ambientes hospitalares resultando na criação de um fantasma que percorre todos os continentes causando prejuísos devastadores a sociedade. Neste livro, o autor relata os experiemntos vividos por Freud e registrados por seu assistente.

.

- "Planejamento em sala de aula" -Danilo Gandin e Carlos Henrique Carrilho Cruz - Ed. Vozes.

Os autores fazem uma critica aos formuláios preenchidos pelos professores no início de cada período letivo ao qual demoninam de planejamento. Mais do que criticar esta prática, propõem uma reflexão do papel da escola e apontam caminhos para o trabalho quotidiano dos professores em sala de aula de modo a superar a transmissão de conteúdos previamente estabelecidos. Transforma o mero preenchimento de " quadrinhos"em um instrumento eficiente de tralho pedagógico. Em suma, dá sentindo ao planejamento.


- " O Cérebro em transformação" - Suzana Herculano-Huzel - Ed. Objetiva.

Suzana explica o que acontece com o cérebro durante a adolescencia a fim de compreendermos o porquê do comportamento tão ambiguo e tão complexo dos adolescentes.

.
- " Cartas a um Jovem Professor" - Phelippe Meirieu - Ed. Artmed .

O autor assume o papel de "conselheiro" do professor e propõe um diálogo sobre questões angustiantes da prática pedagógica a partir de situações reais das quais encontramos em sala de aula cotidianamente.

.
-"Adolescência - A idade da Razão e da Contestação" - Eduardo Goldenstein - Ed. Gente .

Usando uma linguagem clara , o autor expõe as dificuldades que pais e educadores encontram em compreender e lidar com as transformações que ocorrem com nossos menonos e meninas quendo chegam a adolescência. Seu ponto de partida é imaginar a adolescência como estar em meio a reforma das nossas casas sem ao menos sair de dentro dela.
.

-"Nos Labirintos da Moral" - Mario Sérgio Cortella e Yves de La Taille - Ed. Papirus

Um diálogo interessante e bem humorado destes dois "pensadores da educação" a respeito das questões da moral na vida dentro da escola e fora dela.