Dando continuidade ao assunto avaliação, segue mais um instrumento que pode auxiliar o professor a acompanhar o conhecimento dos alunos sobre um determinado tema, a fim de dar continuidade ao programa sem correr o risco de deixar lacunas ou conceitos mal compreendidos.
A habilidade de interpretação de textos tem sido um ponto fraco a ser fortalecido pelo professor. Foi o tempo em que esta era uma habilidade “ensinada – aprendida- exercitada” apenas na aula de português. De acordo com os Parâmetros curriculares, espera-se que ao final da escolarização básica, os estudantes sejam capazes de se dominar a linguagem em cada uma das áreas do conhecimento para se fazer uso dos conhecimentos.
Vemos que parte do bom desempenho nas provas de exames nacionais ( ex. ENEM) ou vestibulares se dá em função de como o candidato compreende o texto das situações problemas apresentadas.
Assim, torna-se importante que em todas as matérias aconteçam exercícios de interpretação de texto visando garantir aprendizagem dos conceitos bem como ampliar o poder de comunicação dos envolvidos.
Dada uma situação problema, o objetivo não é a resolução do mesmo, mas garantir a leitura compreensiva da situação.
Segue um exemplo de como promover esse exercício:
Situação Problema: ”O custo de produção de uma peça é composta por: 30% para mão de obra, 50% para matéria prima e 20% para energia elétrica. Admitindo que haja um reajuste de 20% no preço de mão de obra , 35% no preço de matéria prima e 5% no preço da energia elétrica,qual o reajuste que sofrerá o custo de produção?“
Questões de interpretação:
1. Qual a questão do problema, isto é, o que o problema pede?
2. Quais são os custos de produção de uma peça?
3. Que operações matemáticas devem ser feitas para regar ao resultado? Por quê?
4. Explique com suas palavras como o problema deve ser resolvido.
5. Há expressões no texto que você não compreende? Quais?
A adequação para cada área do conhecimento e nível de desenvolvimento dos alunos fica a cargo de cada especialista da área: você professor!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário