segunda-feira, 7 de julho de 2008

Uma sugestão para professores de História:

A poucos dias fiz a leitura de “ A menina que roubava livros ” – Markus Zusak – Ed. Intrinseca, que conta a história de uma menina alemã deixada pela mãe para ser criada por uma casal de estranhos. Uma órfã que cresce num bairro pobre em plena Alemanha nazista e que busca o significado de sua própria existência. Uma leitura muito intrigante visto que a narrativa é feita por um terceiro elemento que não vou revelar para não perder o encanto da leitura. A questão é que me interessei em buscar mais dados sobre a vida na Europa, sobretudo na Alemanha nesta época.
Para completar a leitura vi dois documentários muito interessantes , além de bem produzidos, trazem dados para boas discussões sobre a passagem de Aldof Hitler na história da humanidade:

"A Conspiração Nazista"

Título Original: Nazis: Tje Occult Conspiracy
Gênero: Documentário
Duração: 1h30min
Diretor: Tracy Arkinson e Joan Baran
Ano de Lançamento: 2006

Sinopse: Das cinzas da Primeira Guerra Mundial, Adolf Hitler tentou construir uma sinistra nova ordem mundial. Liderada por uma suposta supremacia ariana de super-homens, espalhando um reino de terror que o mundo nunca havia conhecido. Muitos acreditam que os nazistas invocavam espíritos estranhos, e eram adeptos de espíritos que permaneceram adormecidos na Europa durante milhares de anos. Agora, documentos provam que suas crenças se baseavam na perfeição de antigos cultos pagãos, uma mistura de batalhas das trevas e uma jornada apavorante em um mundo de misticismo, loucura e assassinos. (http://www.documentarios.org/)


"Nos Braços de Estranhos - Histórias do Kindertransport"

Título Original: Into the Arms of Strangers
Gênero: Documentário
Origem/Ano: EUA/2000
Duração: 118 min
Direção: Mark Jonathan Harris

Sinopse: narra a saga de crianças judias que, vivendo na Alemanha e na Tchecoslováquia em 1938, foram enviadas pelos pais à Inglaterra para escaparem da perseguição nazista e passaram a viver com estranhos. Recolhendo depoimentos, e juntando-os a muitas imagens da época do nazismo, o filme mostra as crianças relembrando esse episódio pouco divulgado da Segunda Guerra Mundial com muita força e poder de comoção. Por esta razão, o filme ganhou o Oscar de melhor documentário. (http://www.ims.com.br/)


Aproveitem,
Maria Angela

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Angela

Sobre o documentário "A Conspiração Nazista": Lí um livro, há muito tempo, que descrevia exatamente esta relação entre nazismo e ocultismo (ciências místicas). O nome do livro é "O Despertar dos Mágicos" e nele pela primeira vez encontrei uma "explicação" para o nazismo. Qual é a explicação válida ou verdadeira não sei; acreditar em idéias místicas pode não parecer sensato hoje em dia, mas, não deixa de ser interessante ver o que está por trás da história através desta perspectiva. Nenhum livro de história nas escolas sequer cogita este aspecto (ou estou errado ?). Será que deveria ?

Abração
Luciano

Anônimo disse...

Em tempo: "O Despertar dos Mágicos"

http://sofadasala.vilabol.uol.com.br/jornalismo/livros/despertar_dos_magicos/indice.html