quarta-feira, 24 de junho de 2009

Leitura para as férias

Educadores devem estar sempre atualizados. Assim, sugiro inicialmente dois bons livros para estas férias:
.


- "Escola Reflexiva e nova racionalidade" - Isabel Alarcão, org. - Artmed Editora- Porto Alegre , 2001.
.

Os autores nos levam a "refletir" sobre o papel da escola e de todos os que nela trabalham. Sugerem uma discussão sobre as relações interpessoais na escola , a interferência desta no alcance dos objetivos da instituição e a variação no nível de consciência dos profissionais -quem somos e as relações que estabelecemos com o outro.
Uma leitura indicada a todos os que fazem parte da instituição escolar.

.


- " Como as crianças veem a cidade" - Arno Vogel, Vera Lucia de O. Vogel, Gerônimo E. de A. Leitão - Ed Pallas - 2006


Com o objetivo de desenvolver cidadania e refletir sobre os problemas urbanos causados pelas rapidas transformações na cidade do Rio de Janeiro, os pesquisadores desenvolveram um trabalho belíssimo sob a ótica das crianças. A pesquisa "ouviu" ,via cartas e desenhos, os alunos de escolas públicas e particulares de ensino fundamental, rastreando toda a cidade carioca.
Os resultados nos propõe uma análise bastante interessante sobre as visões das crianças a respeito de temas como : poluição, trânsito, moradia, o centro e as belezas da cidade. Nota-se ao longo da leitura e com análise criteriosa dos autores, que as ideias das crianças em alguns momentos são construídas por sua própria observação e vivência e em outros reprodução das falas dos adultos ou pela mídia local.
A leitura deste texto nos dá margem a pensar projetos de estudos bastante significativos que levem os alunos a descobrirem e pensarem criticamente as cidades onde vivem.


Boa leitura, boas férias!

Um abraço,

Maria Angela

Nenhum comentário: