quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Feliz Dia do Professor


Não, esta não é uma tarefa fácil. Mas, só quem vive a vida dentro da escola sabe o quanto interessante, fantástica e gratificante é esta profissão.
Uma experiência fascinante é caminhar pelo corredor de uma escola.
Em cada sala de aula um mundo diferente acontece. Pequeninos descobrem a escrita de novas palavras, outros experimentam a medição de cubos e cilindros. Numa sala, falam em espanhol enquanto na outra se discute a vida nas cavernas. Mais adiante, alguns experimentam misturas químicas enquanto outros refletem sobre a moral e a ética. Numa sala comunicam-se agora em inglês e na sala em frente analisam e comparam as obras de Picasso e Van Gogh. Lá fora, ouvimos os gritos de euforia durante uma partida de voleibol, enquanto na sala em frente, uma música suave é tocada nas clarinetas.
Amanhã, será tudo diferente. Mesmo que as atividades pareçam ser as mesmas, um novo mundo se abre para crianças e jovens.
E quem é o responsável por tudo isso? Quem dá vida aos textos dos livros e instiga a todos a novas descobertas?
.
Parabéns Professor!
.
Receba meu respeito, meu eterno agradecimento e uma maçã!
.
Com carinho,
Maria Angela
.
Uma frase do Mestre Paulo Freire:
"A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor num campo, permanecerá para sempre com ela. Você nunca será minha e por isso terei você para sempre."
Paulo Freire
.

2 comentários:

Vicente Cândido disse...

Obrigado Mestra!

recebemos muitas mensagens, mas saber que algumas tem o gosto especial de ter contribuido para a nossa formação passa a não ser mais uma simples mensagem, mas um complemento, um ajuste, uma nova referência para nossos momentos profissionais.
Ótimo dia dia dos professores pra você também!
com carinho, do seu aluno

vicente

Patrícia disse...

obrigado!!!

Fiquei muito contente que
você não tenha se esquecido da nossa turma.
Tenho saudade das nossas aulas, espero que possa ser nossa prof. no proximo semestre.
com carinho Patrícia