segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Como as crianças veem a rua onde moram, o bairro, a cidade...o planeta?

Em junho deste ano, publiquei indicações de leitura de férias para educadores. Uma destas obras intitula-se “Como as crianças veem a cidade”.
Trata-se de uma pesquisa realizada com estudantes de Ensino Fundamental na cidade do Rio de Janeiro.
“Os resultados nos propõem uma análise bastante interessante sobre as visões das crianças a respeito de temas como: poluição, trânsito, moradia, o centro e as belezas da cidade. Nota-se ao longo da leitura e com análise criteriosa dos autores, que as ideias das crianças em alguns momentos são construídas por sua própria observação e vivência e em outros a reprodução das falas dos adultos ou pela mídia local. A leitura deste texto nos dá margem a pensar projetos de estudos bastante significativos que levem os alunos a descobrirem e pensarem criticamente as cidades onde vivem.” ( http://sala-do-professor.blogspot.com/2009_06_01_archive.html)
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Proposta de Projeto de Trabalho:
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Em primeiro lugar convido-os à leitura da obra: " Como as crianças veem a cidade" - Arno Vogel, Vera Lucia de O. Vogel, Gerônimo E. de A. Leitão - Ed Pallas – 2006. A partir daí, torna-se mais fácil entender a proposta e fazer as adaptações à faixa etária com a qual o projeto será desenvolvido.
O objetivo central é a educação para a cidadania. Levar os alunos a conhecerem e a olharem criticamente para o lugar onde vivem para que possam refletir e sugerir mudanças possíveis. Conhecer a história e as necessidades do lugar em que se vive é uma forma de preservá-lo.
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Sugestão para a seleção de temas:
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1. Moradiaa casa em que moro. Como é - casa ou apartamento? De que material é feita? Quantas pessoas moram na casa? Qual o tamanho? Quem construiu? O que falta? É agradável viver lá?...
Propor questões que deem margem à exploração histórica do local, os benefícios, as necessidades, as relações entre as pessoas, etc.
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2. Minha rua. Qual é o nome? E o Cep? Há quanto tempo mora lá? Quem são os vizinhos? A rua é asfaltada, larga, movimentada, arborizada? Perigos? Tipos de casa e/ou comércio que existem na rua? Tem coleta de lixo seletiva? Quais as necessidades?...
Pesquisar sobre o nome da rua e a origem da vizinhança é conhecer a história do local. Refletir sobre as necessidades é desenvolver cidadania.
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3. O bairro onde moro. Nome do bairro? Qual sua história? É antigo? As ruas são asfaltadas? Iluminadas? Tipo de comércio? Transporte coletivo? Posto de saúde? Escolas, igrejas? Quem são os representantes do bairro? (em alguns municípios existe a Associação de Bairro, em outros os Presidentes dos bairros). Curiosidades do bairro em que mora? Existe algum ponto turístico no bairro? Necessidades?
Propor a investigação da história do bairro e seu desenvolvimento. Como era e como é atualmente? O que se perdeu e o que se ganhou? Discutir a questão do progresso, dos benefícios e em contra partida a poluição, o transito e a segurança do local. Neste momento é possível a leitura de mapas e guia de ruas. Mapear o bairro e suas necessidades a fim de desenvolver a capacidade critica de buscar melhorias e não apenas reclamar do que há de errado.
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4. Nossa cidade. Nome, histórico e geografia da cidade, população, origem dos habitantes, pontos turísticos. O centro e os bairros. Economia. Transportes. Representantes políticos – prefeito, vereadores... Necessidades, melhorias e curiosidades...
Propor a investigação da história da cidade e seu desenvolvimento. Como era e como é atualmente? O que se perdeu e o que se ganhou? Discutir a questão do progresso, dos benefícios e em contrapartida a poluição, o transito e a segurança do local.
Mapear a cidade com rios, represas, divisão dos bairros, pontos turísticos, tipos de transporte a fim de fazer uma análise critica das necessidades e ser capaz de sugerir e exigir melhorias.
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Desenvolvimento:
As fontes de pesquisa vão desde a observação propriamente dita dos espaços a entrevistas com moradores e autoridades, arquivos de jornal e revistas, museus, internet, consulta a mapas , guias de rua, etc.
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-Desenho – o desenho é considerado a primeira forma de expressão utilizada pelo homem como registro de sua história até o aparecimento da escrita. Desenhar o que se vê ou o que se idealiza a respeito dos temas propostos é um exercício de observação e registro fascinante. Para as crianças menores, ainda não alfabetizadas, uma estratégia de comunicação gráfica e para os maiores um desafio, pois de posse da linguagem escrita abandonam outras formas de comunicação.
Recorrer ao desenho como registro fiel das observações tem sido o foco do programa “Jovens Ilustradores” promovido pela Vale em várias cidades do Brasil. Os cursos sobre ilustração botânica e ilustração cientifica resgatam a observação e o uso de lápis, borracha e tintas coloridas num mundo dominado por tecnologias digitais.
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-Fotografia: A fotografia é uma forma de expressão e registro de um fato. É como se congelássemos uma situação como forma de informar um acontecimento, uma experiência, sentimento ou emoção.
Fotografar é também uma forma de denunciar ou chamar a atenção para abusos ou belezas do que acontece nas ruas, nos bairros e na cidade. Proponha aos alunos fotografarem o que consideram interessante e criem as legendas para cada imagem.
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Para saber mais:
- “Nosso olhar – fotografia e cidadania”. A fotografia como forma de inclusão social http://www.girassolidario.org.br/index.php?can_cod=24&con_cod=74
- Impressões do mundo - Fotógrafa japonesa Hikaru Nagatake viaja por vários países levando câmeras para que crianças revelem a sua impressão do mundo.
http://www.ipcdigital.com/br/Noticias/Comunidade/Projeto-leva-fotografia-para-escolas-brasileiras
-“Fotolibras” - Projeto de Fotografia Participativa com Jovens Surdos que tem por objetivo utilizar a fotografia como meio de expressão e comunicação, aumentando a visibilidade e inclusão da comunidade surda através da criação e divulgação de fotografias feitas por jovens surdos. http://www.fotolibras.org/projeto.html
- “O ambiente escolar na visão das crianças através da fotografia” http://www.ufpel.edu.br/cic/2008/cd/pages/pdf/CH/CH_01879.pdf
- “Fotografia muda vida de crianças e adolescentes de Goiana”
http://pe360graus.globo.com/noticias/cidadania/responsabilidade-social/2009/02/26/BLG,554,25,391,NOTICIAS,800-FOTOGRAFIA-MUDA-VIDA-CRIANCAS-ADOLESCENTES-GOIANA.aspx

Produção de texto: Os autores da pesquisa usaram como estratégia de coleta de dados com os alunos das últimas séries do Ensino fundamental, a produção de cartas pelos alunos. As cartas eram endereçadas às autoridades competentes e relatavam os problemas da cidade observados pelos estudantes. Cartas pode ser uma das modalidades de texto. Elas podem denunciar ou fazer reinvindicações
Além de cartas, fotos e desenhos podem se transformar em cartões-postais que levam no verso um rápido depoimento sobre o lugar. Ou ainda, transformar-se num outdoor com uma rápida mensagem que convença o leitor. Outro recurso significativo para o uso da produção de texto é a criação de um jornal cujas noticias são resultado da pesquisa dos alunos. Aqui treina-se um outra modalidade de escrita: o texto jornalístico. E outro recurso que reúne imagem e texto é a criação de blogs.
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O produto final deste projeto de pesquisa fica por conta dos participantes–autores. São eles que resolvem como socializar as informações com a comunidade.
O mais importante é que ao final deste processo os alunos tenham uma visão diferenciada de sua rua, bairro e/ou cidade e contribua para a manutenção e preservação das mesmas.
Variações sobre o mesmo tema:
Como variações sobre o mesmo tema, todas as estratégias podem ser desenvolvidas pelos professores de línguas estrangeiras.
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Bom trabalho.
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Um abraço,
Maria Angela
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( comente esta proposta)
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