quinta-feira, 13 de maio de 2010

Tecnologia, Metodologia e a Pedagogia Moderna



Proponho aqui uma reflexão a partir deste vídeo.
Tecnologia ou revisão da metodologia? O que precisamos encontrar em nossas salas de aula a fim de garantir uma educação de qualidade?

Um abraço,
Maria Angela

(contribuição dos alunos do 8o. período de Pedagogia da PUC MG)

4 comentários:

Opinião de Mulher disse...

Este vídeo traz duas discussões muito interessantes e que se relacionam. A primeira discussão diz respeito ao modo arcaico sobre o qual a escola tem se estruturado e também sobre como o professor ou professora acaba reproduzindo esta lógica. A segunda diz respeito às tecnologias, sua acessibilidade e que potencialidades estas podem atingir no contexto escolar. Fica claro que a metodologia adotada pelo educador ou educadora faz toda diferença. As tecnologias podem contribuir sim, desde que utilizadas de maneira coerente. Agora me veio em mente, talvez tudo circule em torno do objetivo que se dá à educação. Quando seu objetivo for conscientizar e libertar, métodos arcaicos não caberão e se o acesso às tecnologias for possível, elas serão utilizadas para o mesmo fim. É tudo uma questão de objetivos.

sy disse...

Acredito que realmente precisamos usar a tecnologia a favor da educação, mas não basta somente usa-la. Devemos adapta-la com a metodologia para que o ensino possa torna-se mais prazeroso e eficaz.

Anônimo disse...

A tecnologia influencia na sala de aula e no aprendizado sim.Porém muitos professores não estão preparados para melhor lidar com essa nova escola.Por isso penso que falta mais capacitação e interesse dos professores nessa nova escola.

Larissa (3o.Pedagogia PucMG)

JU disse...

Acredito que a tecnologia pode inovar o apredizado de muitas crianças, mas acompanhada de uma metodologia de qualidade. Não basta ter a tecnologia nas mãos, mas sim saber usa-la e isso também exige profissionais capacitados. O professor precisa ter consciencia que a tecnologia é apenas um recurso, e só sera eficaz no ensino apartir de um objetivo pedagogico.