quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"Adoro Odiar Meu Professor"

O título acima pode não ser  nada convidativo, muito pelo contrário. Mas, sem dúvidas suscita curiosidade.

Trata-se da obra do professor Antonio Zuin "Adoro Odiar Meu Professor - o aluno entre a ironia e o sarcasmo pedagógico".

Munido de uma expetacular narrativa, Zuin extrapola as dimensões de tempo e espaço e coloca na mesma mesa de discussão e debate Sócrates, Platão, Russeau, Galileu , Freud, Nietzsche e outros pensadores. O ponto chave desta discussão é a relação professor-aluno. Mais do que isso, trata das relações hierarquizadas mediadas pelo poder do conhecimento.

Esta "mesa de discussão" acontece em três capítulos que vão se desenrolando a partir da exposição dos elementos do método socrático - ironia, refutação e maiêutica - até o uso das tecnologias da comunicação.

No capitulo inicial , o autor esclarece os conceitos em torno da Paidéia Ironica de Sócrates, isto é, seus métodos educativos. Socrátes usava a ironia como forma de desenvolver o pensamento de seus dicipulos. A ironia é uma estratégia de contra argumentação a partir do questionamento da verdade embutida em determinados conceitos. A medida em que não aceita a argumentação,  Socrátes contra argumenta  levando-o a reconhecer sua própria ignorância (refutação) e buscar reorganizar sua argumentação a partir dos conhecimentos que já lhe são inerentes (maiêutica).

Nos capítulos seguintes, Zuim expõe como a ironia transformou-se em sarcasmo nas relações professor-aluno, a substituição dos castigos físicos por punições psicológicas e suas consequencias . Discute-se aqui, as incoerências entre o que o discurso do professor e seu  comportamento. Os valores que prega e o uso que faz dos mesmos.

Em verdade, o professor Antonio Zuim nos propõe uma reflexão : Como tratamos o outro? Que mensagem compõe a nossa fala, o nosso gestual, que permite ao outro um salto qualitativo em seu desenvolvimento -social, emocional, cognitivo- ou  leva a desqualificar, humilhar o outro? Enquanto educadores, que uso fazemos da didática e que didática é esta que leva ao desencadeamento de uma relação de hostilidade entre professor e aluno?

No ultimo capitulo, o autor apresenta o  uso da informática , mais especificamente a ferramenta Orkut, como espaço para alunos ressentidos extravasarem a violência que sofrem no ambiente escolar.

..." se os mestres se tornam modelos de conduta por vários tipos de processos de identificação, nos dias atuais parece prevalecer a chamada identificação com o agressor. Mas há uma diferença decisiva em comparação com períodos que antecedem a revolução microeletronica. Anteriormente a essa revolução, o aluno teria de esperar pacientemente até se tornar professor para poder desforrar-se   da dor e das humilhações que tivera de suportar tacitamente nas salas de aula.Ou então, aguardar pelo menos um ano para, na condição de veterano, sadicamente admoestar seus calouros nos trotes. Já nos dias de hoje o mesmo aluno pode criar uma comunidade virtual que amalgama seus protestos e homenagens a seus mestres com as respectivas representações aversivas e afetuosas de outros alunos". (p.111)

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Adoro odiar meu professor - o aluno entre as ironias e o sarcasmo pedagógico 
Antonio A.S. Zuin - Campinas - Autores Associados, 2008

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Boa leitura!
 Um abraço,
Maria Angela

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