quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"Educação, Mídia e Formação Docente"

Este foi o tema do 5o. Seminário Nacional o Professor e a Leitura do Jornal, que aconteceu em julho de 2010 na Unicamp emCampinas- SP. Foram três dias de muita produção: conferências, oficinas e apresentação de experiências.
Neste momento destaco a fala do prof. Mario Sergio Cortella (PUC/SP), para que possamos refletir e discutir o assunto.

Durante a conferência de abertura  intitulada Ética e Multimidia,  Cortella  desmistifica , de certa forma, o uso das tecnologias na sala de aula. "O corpo de um professor é mídia : ele fala e expressa suas ideias. O corpo docente de uma escola é "multi midia" - a expressão de várias ideias de várias áreas do conhecimento reunidas". O uso das Tecnologias da Comunicação  nas escolas,  amplia repertório, facilita o trabalho docente ( ir para a sala de aula levando apenas um pendrive com os slides, filmes e sons da aula do dia ao invés de vários livros , aparelho de  som e tv já é privilégio de alguns.Um grande avanço!) ,é possível trazer outras experiências para a aula, etc.
Além do fato de que os alunos hoje, fazem lembrar a Rainha Louca de Alice no País das Maravilhas - estudam com dez aparelhos ligados e ainda trocam mensagens via MSN enquanto fazem exercícios de matemática. São "multi" e quando vão à escola encontram , muitas vezes, um "unimídia" - o professor.
A mentalidade pedagógica moderna recebe muito bem a tecnologia, mas a tecnologia não torna a pedagogia moderna ( veja em:  http://sala-do-professor.blogspot.com/2010/05/tecnologia-metodologia-e-pedagogia.html).
Segundo Cortella, uso da tecnologia nas escolas tem que estar a serviço de uma ética : "vida boa a todos e a todas em instituições justas". Mas, o que isso quer dizer?
Vida boa = que os indivíduos não sejam privados de: educação, lazer sadio, religiosidade libertadora, sexualidade livre, não ser ofendido pela humilhação e o preconceito... Vida com qualidade, vida boa , que não seja subvida.
Para todos e todas = se não atender a todos e todas, apenas alguns, não é vida boa. Não é qualidade, é privilégio .
Instituições justas = instituições que constroem, protegem e edificam os indivíduos.
"Não é orgulho oferecer um email gratuito para cada um se não houver um prato de comida para cada um todos os dias"
A ética nos obriga a tomar decisões : Posso usar a tecnologia? Qual a finalidade? Para quê?
Sim, usar a tecnologia : multimidia, digitalização, livros, lousa, flanelógrafo...Não importa qual , desde que usada com "decência"- do latim decentia = convir, ficar bem, ornar.
Tecnologia digital que quebra a liberdade, que afasta, que falseia... não combina com decência 
Criança fora da escola,  analfabetismo,  violência moral... também não.

Detalhe desta conferência: Cortella falou por mais de uma hora usando apenas o microfone e o cérebro de cada um , considerado por ele como a tecnologia existente mais avançada.
A tecnologia não é indispensável, mas há algo mais para se "ver" além dela. É possível sobreviver sem ela. O sucesso da escola enquanto instituição de ensino não está no número de equipamentos disponíveis, mas no êxito da construção do conhecimento, na qualidade das relações interpessoais, na consciência ecológica, no desenvolvimento da moral e da ética de seus alunos.
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Um abraço,
M. Angela

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