terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Inicio do ano – Momento de conhecer os alunos I

O período inicial do ano letivo é -para alguns professores e alunos- o momento de se conhecer mutuamente. Para o professor, em especial, trata-se de descobrir o que os alunos sabem ou como aprenderam determinados conceitos. Trata-se de organizar atividades que propiciem conhecer, entre outros, como é a produção escrita dos alunos, a compreensão do vocabulário especifico da área de estudos (linguagem científica), a oralidade, o raciocínio lógico, a organização de pensamento, a socialização... enfim. Independente da série ou matéria com a qual o professor irá trabalhar, estas são as habilidades / competências necessárias na vida dos alunos. Assim, estão presentes em todas as áreas e nas diversas fases do desenvolvimento.
Em muitas escolas, este período é conhecido como período de diagnóstico. Apesar da importância do momento para o planejamento das aulas, muitas vezes torna-se um período de avaliações. Provas surpresas, que em vez de contribuir com o professor para (re)conhecer a aprendizagem dos alunos, além de não ajudarem na a organização didático-pedagógica das aulas, camufla os resultados, causando medo, angústia, ansiedade ou insegurança em muitos dos alunos.

O que fazer com os resultados:

Retomemos ao significado de Diagnóstico – análise, avaliação, reconhecimento. Conhecimento (efetivo ou em confirmação) sobre algo, ao momento do seu exame; ou descrição minuciosa de algo, feita pelo examinador, classificador ou pesquisador. Um médico só determina a medicação a ser prescrita. Para o professor é mais ou menos a mesma coisa. A diagnose o levará a identificar, entre outros, que atividades podem ser propostas de modo a garantir aprendizagem significativa aos alunos.
Não se trata de simplesmente saber se os alunos escrevem bem ou não, se articulam bem as idéias ou não, se sabem sobre os assuntos ou não, se falam corretamente ou não. Mas, de como escrevem, como falam, como pensam, o que sabem, como aprenderam certos conceitos. Os dados coletados serão a base da programação do ano letivo. Detectados os pontos fortes e fracos dos alunos, planejar as aulas de modo a melhorar, aperfeiçoar, treinar, avançar. Fazer registros do desempenho dos alunos é garantir ao professor (e também ao aluno) a memória da qualidade das produções no início e compará-las com o que será desenvolvido ao longo do ano letivo.

Sugestões de atividades para o Período Diagnóstico:

.Debate:

Objetivo da atividade:
- Diagnosticar habilidades tais como:
- compreensão do que se lê,
- organização do pensamento ao expor as idéias,
- riqueza de vocabulário e uso correto do mesmo,
- expressão oral das idéias,
- respeito às ideias dos colegas e o momento de falar,
- poder de argumentação e raciocínio lógico,
- conhecimentos sobre o assunto em pauta,

Observação: cuidado para que a discussão não fique apenas entre alguns alunos, afinal o objetivo é ouvir a grande parte do grupo, se não todos. Não há censura para as respostas/ colocações dos alunos; para conhecer o grupo vale deixar as ideias surgirem, apenas mediando para que o assunto não tome outro caminho e garantindo os objetivos da atividade.

Material: um artigo de jornal ou revista sobre algum assunto que está em voga ou com alguma ligação mais direta com a matéria. Lembre-se: não perca de vista a interdissiplinariedade, a globalização do conhecimento, assim, todos os assuntos são valiosos para esta atividade. Obviamente se optar por um tema mais próximo da sua área de especialização, poderá ampliar os objetivos da atividade. (veja exemplos / sugestões no quadro I)

Desenvolvimento: a leitura do texto, abertura para debate

Duração: uma aula

Avaliação : registre a participação dos alunos de acordo com os objetivos propostos. É possível usar códigos que represente a qualidade da participação ( S = satisfatório F = fraco B = bom, etc)

(quadro I - Clique na imagem para visualizar)

No site da revista “Ciência Hoje” pode-se encontrar artigos muito interessantes para debater com as turmas: http://cienciahoje.uol.com.br/ (tem um link especifico para crianças ).


Produção escrita:

Objetivo da atividade:
- Diagnosticar habilidades tais como:
· organização do pensamento na escrita
· riqueza de vocabulário e uso correto do mesmo
· caligrafia
· ortografia
· coerência e coesão textual
· poder de argumentação e raciocínio lógico
· conhecimentos sobre o assunto em pauta

Propostas de atividades:

A- Escolha um dos temas abaixo e escreva em até dois parágrafos sobre o assunto:
§ Aquecimento global;
§ Nanotecnologia;
§ Astronomia;
§ Células tronco;
§ Reforma ortográfica;
§ Presidência dos Estados Unidos;
§ Outros.

B- Que solução você daria para estes problemas? Escolha um deles e escreva em até dois parágrafos:
- os problemas de transporte coletivo no meu bairro;
- crianças e jovens que se drogam no centro das grandes cidades;
- qualidade da educação no país;
- alagamento nas cidades;
- outros.

C - Dê sua opinião sobre um destes temas. Escreva em até dois parágrafos:
° animais que são abandonados pelas ruas;
° vestibular;
° reforma ortográfica;
° Brasil sediar a copa do mundo;
° programas infantis na TV;
° gravidez na adolescência;
° usar mochila de rodinhas na escola;
° merenda escolar,
° outros.

Material: folhas avulsas para a produção do texto que será recolhido pelo professor

Duração: uma aula

Avaliação: registre a qualidade do desempenho dos alunos de acordo com os objetivos propostos.

Variações: os temas sugeridos para a produção escrita podem gerar material para debate. O debate feito com base nas matérias de jornais podem ser os temas para a produção escrita, e assim por diante. O importante é não deixar de propor atividades que garantam as duas competências: oralidade e escrita.



Um abraço,
Maria Angela
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