quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Organize a agenda para iniciar o ano letivo

Antes que o período letivo comece, professores, coordenadores e direção já estão a postos, preparando a escola para a chegada dos alunos. É nesse momento que se organizam as agendas para as chamadas “ saídas pedagógicas”.
Selecionei alguns lugares que considero especiais. Proponho que na semana de planejamento a equipe pedagógica da escola e o corpo docente vá “passear” nestes lugares e elaborem juntos possibilidades de projetos interdisciplinares.
Caso decidam por não levar os alunos, pelo menos agregaram valor à sua formação cultural, tão necessária para o exercício da profissão.

- Museu do Escuro
Localizado em Campinas, à 100 km de São Paulo, o Museu do Escuro ou Museu do Diálogo é uma alternativa inédita para que crianças, jovens e adultos possam exercitar todos os sentidos, exceto a visão. E ainda, a confiança e o relacionamento entre as pessoas.
Na entrada do Museu, o visitante recebe uma bengala e é guiado por um deficiente visual. Estimula-se o tato, olfato, mas, sobretudo a audição: “o Diálogo no nome deste Museu refere-se à escuta e à fala atenta, que todo o tempo nos orienta e nos faz existir dentro da absoluta escuridão. Sem diálogo cuidadoso, empenhado, nós nos perdemos, nós não existimos, é essa uma das lições deste maravilhoso Museu onde o que há não é para ser visto” (http://paraserzen.blogspirit.com/agenda/).
Visitar este Museu pode render interessantes projetos na área das relações interpessoais – discriminação, preconceito, aceitação do outro, formação de equipe de trabalho, entre outros.

Para saber mais:
http://www.dialogonoescuro.blogspot.com/
Shopping Galeria, Rodovia D. Pedro I km 131,5 - Campinas (SP)
Fone (19) 3207-0608
Visitas: de terça à sexta das 9h às 17h30; sábados e domingos das 12h às 20h15.
A duração do tour varia de acordo com a faixa etária do grupo.

- Conhecendo o Palácio do Governo do Estado de São Paulo:
O Palácio dos Bandeirantes não é apenas a sede oficial do governo do Estado e moradia do Governador. É um local cheio de história e obras de arte: Tarsila do Amaral, Tomie Othake, Maria Bonomi, Cândido Portinari, Djanira, Di Cavalcanti, entre outros.
Palácio do Horto - residência de veraneio do Governador, aberta desde maio de 2008 à visitação . Sua localização é privilegiada, praticamente no coração da maior floresta nativa urbana do mundo: O Parque Estadual da Cantareira. Além das obras de arte e a história da construção, é possível fazer um estudo da fauna da região, que abriga diversas espécies de animais, como macaco, tucano, capivara, gambá, socó, garça, tico-tico, serelepe e martim pescador, que por ali passeiam livremente. E nos jardins do Palácio do Horto, encontram-se preservadas 90% de árvores nativas, como pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro e jatobá, eucalipto, pinheiro-do-brejo e outras.
Além das visitas guiadas, o Palácio do Horto ainda oferece oficinas e exposições de arte.

Palácio dos Bandeirantes:
Avenida Morumbi, 4.500 - Portão 2.- Morumbi - São Paulo -SP
Informações: (11)2193-8282 - Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Visitas: de terça à sexta-feira, das 10 às 17 horas sempre em horas cheias.
Sábados, domingos e feriados, das 11, às 16h, sempre em horas cheias .
Todas as visitas são acompanhadas por educadores.
Entrada franca.

Palácio do Horto:
Rua do Horto, 931Bairro: Horto Florestal – São Paulo – SP
Informações: (011) 2193-8282 - Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Visitas orientadas: Sábados, domingos e feriados: das 10h às 15h - de hora em hora, grupos de 20 pessoas4ª, 5ª e 6ª feiras : 10h e 14h

Para saber mais: www.acervo.sp.gov.br

- Descubra a Orquestra
A Orquestra Sinfônica do Estado De São Paulo – OSESP - vem desenvolvendo projetos educacionais de formação de professores e de público. O Programa Descubra a Orquestra oferece ao professor e seus alunos um Concerto Didático, com apresentações preparadas especialmente para o público estudantil e definidas de acordo com a faixa etária dos alunos que assistirão ao espetáculo.
OBS: As inscrições para este programa acontecem de 16 a 20 de fevereiro/09.

Especialmente ao professor, a OSESP oferece um curso de formação para quem tem conhecimento musical ou não, com objetivo de fornecer subsídios teórico-práticos para a realização de atividades musicais nas escolas. O curso é organizado em três aulas presenciais (aos sábados) e mais 30 horas de educação à distância via internet .

Para saber mais:
www.osesp.art.br/educacionais
Núcleo de Educação Musical
Fone: 11- 3367 9572 educacionais@osesp.art.br
Sala São Paulo Praça Júlio Prestes, s/nº - Luz - São Paulo -SP

- Vivenciando o Patrimônio
A Sala de São Paulo é a “casa” da Orquestra Sinfônica do Estado. Assim, além dos programas educacionais dirigidos à música propriamente dita, a fundação oferece um programa dedicado ao conhecimento histórico e preservação do patrimônio do estado – Vivenciando o Patrimônio.
O programa de visitação aborda a história do edifício, bem como sua importância como patrimônio histórico e marco da cidade. Explica o projeto de construção e a acústica da Sala São Paulo, além de detalhes sobre o funcionamento da sala de concertos.

Para saber mais:
www.osesp.art.br/educacionais
Núcleo de Educação PatrimonialFones: 11- 3367 9573 e 3367 9574
salasp-monitoria@osesp.art.br
Sala São Paulo - Praça Júlio Prestes, s/nº - Luz - São Paulo -SP

Um abraço,
Maria Angela
.

Nenhum comentário: