quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Inicio do ano – Momento de conhecer os alunos II

Além do conhecimento das aprendizagens dos alunos, é preciso conhecer quem são como pessoas. O que pensam, seus sonhos, seus interesses, seu potencial “extra curricular” a fim de tornar os conteúdos programados significativos para os alunos e as aulas atinjam os objetivos e vençam a indisciplina.
Na Revista Nova Escola de dezembro de 2008, Juan Casassus, filósofo e sociólogo chileno, fala da necessidade do professor estar atento ao ambiente emocional que se cria nas aulas para a aprendizagem.
Sobre os alunos:
...”O sujeito da Educação deve deixar de ser encarado como puramente racional. Ele é um indivíduo que se divide em três partes: razão, emoção e corpo. Essa forma diferente de pensar muda completamente a maneira de ensinar, que até agora tem sido condutivista - ou seja, baseada na idéia de estímulo resposta: a crença de que bastava o professor explicar a matéria para que todos aprendessem. Isso fracassou e o que se observa, em geral, é uma desmotivação fenomenal nas crianças. É preciso pôr ênfase em outros aspectos. O principal deles é o que chamo de conectividade - competência que o professor tem para escutar o aluno, aceitá-lo sem preconceito e vê-lo como um ser humano.”
Sobre os conteúdos:
...”A mudança principal não é no "que" ensinar, é no "como". É saber que o interesse dos estudantes está relacionado às suas condições de vida e que se pode explicar qualquer matéria adaptando-a a essa lógica. É preciso estar preparado para situações inesperadas, encontrando soluções inéditas e criativas em vez de recorrer sempre ao mesmo jeito de ensinar.” (Fonte: O clima emocional é essencial para haver aprendizagem – Revista Nova Escola - edição 218 - dez/2008 (http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0218/aberto/clima-emocional-essencial-haver-aprendizagem-404452.shtml).)
Conhecer quem é o aluno auxilia o professor nos desafios que promove em aula, para que o aluno seja protagonista de suas experiências de aprendizagem e não mero repetidor de tarefas.

Sugestões de atividades para conhecer os alunos:

Entrevista coletiva:
Em pequenos grupos os alunos formulam as perguntas que serão usadas na entrevista.
As perguntas são trocadas e os grupos devem respondê-las por escrito.
Ao final, comenta-se perguntas e respostas a fim de que todos saibam o que se passa nos grupos.
O professor recolhe o material escrito para suas anotações pessoais sobre o grupo.

Entrevista Ping pong :

O professor organiza um questionário para que os alunos respondam por escrito ou verbalmente como um “ping pong” – rápido e objetivo. Um aluno pode ser o assistente para anotar no quadro as respostas. Depois, o grupo avalia as resposta e “desenha” o perfil da turma com o professor.


“Curtômetro”:

Os alunos preencherão o quadro daquilo que gostam ou não:

Bom início de ano letivo,

Um abraço

Maria Angela

Nenhum comentário: